Perito Criminal Wanderson Santana Rocha participa de Mesa Redonda da Liga Acadêmica de Ciências Criminais, do Curso de Direito da Universidade Federal do Tocantins

14/04/2025 14/04/2025 10:42 49 visualizações

O Perito Oficial Criminal Wanderson Santana Rocha participou, no último sábado, 12, como palestrante, da Aula Inaugural da LACC-UFT - Liga Acadêmica de Ciências Criminais, do Curso de Direito da Universidade Federal do Tocantins (UFT). O evento  — Mesa Redonda  — teve como tema ‘Carreiras no Processo Penal: Função, Caminhos e Impactos na Sociedade’ e o Perito Oficial falou sobre a importância da Perícia na produção de provas. 

A Mesa Redonda marcou o início das atividades da LACC-UFT, com um evento que propôs uma reflexão profunda sobre as Carreiras no Processo Penal — suas funções, desafios e impactos sociais. Participaram dos debates, além do Perito Criminal representando a Polícia Científica, representantes do Judiciário, da Defensoria Pública (DPE-TO), do Ministério Público Estadual (MPTO) e da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Tocantins (OAB-TO). 

O foco do evento, segundo a organização, é que por meio de um time de profissionais renomados do sistema de justiça (operadores do Direito), se possa abrir espaço para discutir caminhos possíveis dentro do Direito Penal, suas complexidades e responsabilidades.

O Perito Oficial Criminal Wanderson Santana Rocha falou sobre a importância da participação da Perícia no evento. ‘Avalio como muito positiva a participação da Perícia Criminal e de um Perito Criminal em um evento dessa importância, porque no Processo Penal que envolve todos os operadores do Direito, a Perícia Criminal e o Perito são os responsáveis pela produção da prova e, e através da mesma, é que será determinada a materialidade de determinado crime e a sua autoria’, destacou o Perito.

‘O foco de nossa participação nesse evento foi levar a Perícia Criminal para a Universidade e fazer com que os alunos do Curso de Direito conheçam de que forma a carreira de Perito contribui efetivamente no processo de persecução penal. A Perícia é fundamental porque é através dela que o delegado de polícia vai elaborar e relatar um bom inquérito, com uma boa Perícia e um bom laudo. E o promotor de Justiça, se convencido, da materialidade e da autoria por meio desses laudos feitos pela Perícia irá oferecer uma denúncia muito mais fundamentada e consequentemente, o juiz, no processo de julgamento, não terá dúvidas com relação a autoria de determinado delito’, relatou.

‘Então para nós da Perícia foi fundamental essa participação, houve um número bastante significativo de questionamentos de alunos sobre as atribuições da profissão, como é a carreira, ingresso e principalmente como é o dia a dia de um Perito Criminal e foram essas informações que eu fui levar para eles. Tenho experiência de 20 anos como Perito Criminal e fui externar como é a rotina de um Perito de laboratório de DNA, que recebe as amostras coletadas em locais de crimes e faz essa análise para não restar dúvidas quanto ao seu resultado’, finalizou o Perito.