Perito Oficial e Mestre em Ciências Forenses Murillo Queiroz é premiado em 1º lugar no XXVII Congresso Nacional de Criminalística, com pesquisa sobre incêndio em sistema fotovoltaico

16/09/2024 16/09/2024 08:05 101 visualizações

Da Ascom

O Perito Oficial Criminal e Mestre em Ciências Forenses Murillo Queiroz Moreira, do 2º Núcleo Regional de Perícia Criminal de Araguaína (TO), foi um dos destaques no XXVII Congresso Nacional de Criminalística, realizado em São Luís - MA, entre os dias 10 e 13 deste mês. Ele foi premiado com o 1º  lugar na trilha de incêndios e explosivos com o trabalho de pesquisa intitulado "Estudo de caso de incêndio em sistema fotovoltaico conectado à rede provocado por arco elétrico de corrente contínua (CC)".  

O trabalho é resultado de sua pesquisa durante o Mestrado em Ciências Forenses na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) e inclui dados obtidos por meio de entrevistas com outros Peritos Oficiais Criminais do Estado que lidaram com ocorrências semelhantes. A pesquisa visa a identificar procedimentos periciais específicos a serem realizados em investigações de locais de incêndios onde há sistemas fotovoltaicos para se determinar se o sistema fotovoltaico foi vítima ou causador do sinistro.

Murillo Queiroz também participou da apresentação de outro estudo, desta vez, como Co-autor. A pesquisa de tema: "Aplicação de técnicas de sensoriamento remoto para materialização de crime ambiental de desmatamento em APP", enfatiza a aplicação de ferramentas de geotecnologia para a materialização de crimes ambientais por meio de um estudo de caso. O Estudo trata de uma perícia realizada pelo Perito que foi utilizada para subsidiar este trabalho, do qual ele é Co-autor.

Congresso Criminalística

O 27° Congresso Nacional de Criminalística é centrado na Inovação e na Integração das Ciências Forenses, reunindo peritos criminais para intercâmbio científico, networking e debates essenciais para a segurança pública. O evento oferece uma programação diversificada, incluindo palestras, mesas-redondas, workshops e apresentações de trabalhos científicos, que abordam as técnicas e tecnologias mais avançadas na investigação criminal.

Durante o congresso, servidores e peritos oficiais da Secretaria da Segurança Pública estão participando de cursos de capacitação, como o Curso de Gestão para a Polícia Científica, o Curso de Gestão em Central de Custódia, além das Conferências do Sistema Nacional de Análise Balística (Sinab) e da Rede Integrada de Bancos de Perfis Genéticos (RIBPG).

Laboratório de Genética Forense

 

O laboratório de Genética Forense do Tocantins também recebeu reconhecimento pelo seu empenho ao ser inserido na Rede Integrada de Bancos de Perfis Genéticos. Para integrar a rede nacional, o Núcleo de Genética do Tocantins teve que cumprir os requisitos técnicos estabelecidos na Resolução n° 12 do RIBPG que, após uma série de adequações e uma rigorosa auditoria externa, foram confirmadas a qualificação e a competência técnica do laboratório.