Primeiro caso no Tocantins: Polícia Científica identifica autor de estupro após exame que identificou perfil genético do agressor debaixo da unhas da vítima; crime aconteceu em 2018

28/06/2024 28/06/2024 17:59 150 visualizações

Da Ascom

Um crime de estupro ocorrido em 2018, em Palmas, de autoria desconhecida, tendo apenas um suspeito como investigado foi desvendado pela Polícia Científica do Tocantins após a inclusão do estado no Banco de Perfis Genéticos da Rede Integrada de Banco de Perfis Genéticos (RIBPG), que possibilitou a Perícia Oficial a realizar o exame, denominado ‘Amostra Subungueal’ (que encontrou perfil genético do agressor debaixo das unhas da vítima).

Esse é o primeiro caso identificado no Tocantins por meio da ‘Amostra Subungueal’, o que demonstra um grande avanço da Polícia Científica e sua importância nas investigações. 

Na ocasião do crime, os Peritos Oficiais realizaram a coleta de amostra das unhas da vítima e a coleta de material de referencia do suspeito. Porem este ano, em virtude de um reprocessamento de todos os vestígios da Perícia do Tocantins, ocorrido após a inclusão do Estado no RIBPG, o exame deu positivo para o investigado.

Sobre o RIBPG

O Banco Nacional de Perfis Genéticos, além de ter um lado acusatório, pode comprovar a inocência de um suspeito, ou ainda interligar um determinado caso com outras investigações das demais esferas policiais. Por isso, uma das principais medidas do Pacote Anticrime, enviado pelo MJSP ao Congresso Nacional, visa ampliar o cadastro de registros biológicos no BNPG, conferindo maior eficiência a esta poderosa ferramenta de investigação e prova.

Inclusão do Tocantins

O Comitê Gestor da Rede Integrada de Bancos de Perfis Científicos do Ministério da Justiça e Segurança Pública, deliberou em agosto do ano passado, que o Estado do Tocantins está oficialmente incorporado a Rede Integrada de Bancos de Perfis Genéticos (RIBPG), portanto apto a instalação da Coordenação de Comissões Disciplinares (CODIS) para iniciar o compartilhamento de perfis genéticos na Rede. A inclusão do Estado no RIBPG é um avanço para Polícia Científica do Tocantins, que passou contribuir ainda mais, com as investigações no Estado e também em âmbito nacional.