Tenente Coronel Rodrigo Lacerda é empossado membro da Academia de Letras, Ciências e Artes dos Militares do Tocantins

24/08/2023 27/09/2023 14:16 588 visualizações

Da Ascom

O Tenente Coronel Rodrigo Lacerda, da Polícia Militar do Tocantins (PM/TO), tornou-se membro da Academia de Letras, Ciências e Artes dos Militares do Estado do Tocantins (ALCAM-TO). A solenidade de posse aconteceu nessa quarta-feira, 23, na sede do Quartel do Comando Geral da Polícia Militar (QCG), na Capital Palmas, e contou com a presença de membros de Academias de Letras de outros estados e demais autoridades.

A ALCAM-TO surgiu em 14 de setembro de 2022 com o objetivo de fomentar a produção literária, artística e científica dos militares da ativa e da reserva, praças e oficiais, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar. A academia foi fundada pelo Coronel da Reserva PM Joaidson Torres De Albuquerque, pela Tenente-coronel da Reserva BM Lucelita Maria Alves, pelo Major Carvílio Soares Marinho, pelo Major Laureno Justiniano Tebas e pelo Major PM Sérgio Nunes dos Santos. 

Atualmente, a Academia é estruturada a partir de três instâncias de associados, sendo: os membros efetivos e perpétuos, ocupando as cadeiras privativas dos militares ativos e inativos; os sócios correspondentes, pensionistas, dependentes e civis, que atuem como escritores, como artistas ou como pesquisadores; e os sócios beneméritos, pessoas físicas ou jurídicas que colaboram com as necessidades e interesses da instituição.

Para o presidente da Academia de Letras, Ciências e Artes dos Militares do Estado do Tocantins, o Coronel da Reserva PM Joaidson Torres De Albuquerque, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros Militar são peças fundamentais na produção de conhecimento. “A ALCAM-TO foi criada em 2022 com a finalidade de aglutinar conhecimento nas áreas da ciência, da pesquisa, das artes e das letras. Buscamos talentos em nossa corporação que possam somar com a sociedade. Temos muitos militares extremamente talentosos e a nossa proposta é a de incentivar essas mentes. Os militares tocantinenses, ao longo de sua carreira, passam por diversos cursos e são capazes de produzir saber científico, artístico e literário. A ALCAM-TO é a forma que encontramos de homenageá-los”, afirmou o Presidente.

Presenças

A noite de festividade contou com a presença do Comandante-Geral da Polícia Militar do Estado do Tocantins, o Coronel PM Márcio Antônio Barbosa de Mendonça, do presidente do Sindicato dos Peritos Oficiais do Tocantins (Sindiperito), Silvio Jaca, do Secretário de Cultura do Estado do Tocantins, Tião Pinheiro, do Presidente da Academia de Letras dos Militares Estaduais do Brasil e Distrito Federal - Almebras – Coronel Veterano Ubirajara Anchieta Rodrigues e demais autoridades. (Com informações da Secom do Tocantins).