Da Ascom
Os Peritos Oficiais Criminais José Rodrigues da Silva Filho e Cleudson de Araújo Correia, participaram, nessa sexta-feira, 18, em Palmas, do lançamento da Operação Shamar, cujo objetivo visa combater a violência contra mulher e ao feminicídio no País. No Tocantins, as ações serão coordenadas pelo Sistema Integrado de Operações (SIOP), vinculado à Superintendência de Segurança Integrada da Secretaria da Segurança Pública do Estado (SSP-TO).
A operação é promovida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), sob a Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Diopi/Senasp), e compreende um esforço do Governo do Tocantins em viabilizar atuação integrada e harmônica entre as forças de segurança do Estado, a fim de otimizar o empenho de recursos e aumentar a capacidade de resposta às demandas por segurança.
Na avaliação do Perito José Rodrigues da Silva Filho, ‘o evento é de extrema relevância, pois visa prevenir, combater e proteger a mulher na situação de vulnerabilidade, e diante dessa insana e brutal agressão, toda a sociedade deve estar inserida no processo. Já os órgãos de segurança pública, Polícia Científica, Polícia Civil, Policia Militar, Corpos de Bombeiros, Policia Penal possuem o dever de combater tais agressões às mulheres’, destaca o Perito.
Ainda segundo o Perito oficial, ‘neste contexto é fundamental ouvir a sociedade, e contar também com a participação da Secretaria da Mulher e a Secretaria dos Povos Originários e Tradicionais para que juntos possamos obter êxito neste desafio. A Polícia Científica desempenha um papel essencial, pois através dos Peritos Oficias é que se materializam as provas, sejam elas de natureza material ou contra a pessoa’, afirmou o Perito.
Já o Perito Oficial Cleudson de Araújo Correia destaca que ‘o evento ocorrido na manhã de ontem vislumbra as novas concepções concernentes a defesa da mulher na sociedade, pois os órgãos de segurança pública junto com a sociedade civil fizeram observações sobre o tema e a participação da Perícia Criminal nesta ação demonstra sua atuação no combate aos crimes de violência doméstica e nas possíveis observações de suas determinantes, haja vista que no local, a Perícia averigua fatos objetivos e subjetivos, como por exemplo, as causas e determinação de meios e modos de tal ato, assim, podemos dizer que a Perícia ajuda a elucidar, não apenas identificando o autor como também as situações que levaram o fato a ocorrer, ou seja, o gatilho que provocou a ação’, finaliza o Perito, destacando a importância da operação para a proteção das mulheres.