Perito Silvio Jaca dá dicas sobre como comprar carro de forma segura e evitar golpes no quadro Produzindo Provas, do programa ‘Você em Foco”, da Rádio 105 FM

19/07/2023 31/07/2023 15:33 426 visualizações

 Da Ascom

Na tarde desta quarta-feira, 19, o presidente do Sindicato dos Peritos Oficiais do Tocantins (Sindiperito), Perito Oficial Criminal Silvio Jaca, abordou no quadro ‘Produzindo Provas’, do programa Você em Foco, da Rádio 105 FM, o tema ‘Como Comprar Carro de Forma Segura’ sem cair em golpes. Silvio Jaca participa do quadro todas as quartas-feiras onde aborda temas relacionados a Perícia Criminal e a Segurança Pública, levando dicas e esclarecimentos a população sobre o assunto. 

O programa ‘Você em Foco’ vai ao ar de segunda a sexta-feira das 12h às 13h, e é conduzido pelos apresentadores Comandante Rodrigo Lacerda e Cacau Ferreira.

Hoje (19/07), o Perito Oficial Silvio Jaca abordou o tema: ‘Como Comprar Carro de Forma Segura’ sem cair em golpes. Durante a entrevista, Silvio Jaca passou várias dicas aos ouvintes para evitar dor de cabeça na hora de adquirir o veículo próprio, entre elas, uma muito praticada por criminosos em sites de vendas como o OLX, em que o golpista pegam as mesmas fotos do veículo ofertado pelo dono e faz um novo anuncio com um preço bem abaixo do valor de mercado, tornando o produto bastante atrativo.  

Segundo o Perito, nesta modalidade, os criminosos chegam a marcar um encontro entre o comprador e o dono real do veículo, sem ambos saber que se trata de um golpe, com a alegação de que carro é para um parente, pessoa próxima ou até mesmo para o acerto trabalhista de um ex-funcionário. Como o comprador tem interesse no desconto, olha o veículo e acaba fechando negócio com o golpista que desaparece logo após receber uma boa entrada ou um sinal para segurar o automóvel até que o negócio se concretize. 

‘Esse golpe ficou muito conhecido em Palmas e no Estado inteiro. Minha sugestão é não caiam nessa situação, se o preço está 10% ou 15% abaixo do valor de mercado, tudo bem, mas se é 30%, 40% ou 50%, desconfie porque com certeza tem alguma coisa errada, ou o produto ofertado possuiu algum defeito muito grande escondido que poderá dar ao comprador um prejuízo muito maior do que o desconto ou é uma fraude, não transfira dinheiro, não dê sinal de compra, verifique em nome de quem está o carro e tenha muito cuidado para não cair nessa armadilha’, alerta o Perito.   

Silvio também alertou sobre os carros dublês (veículo roubado que copia os dados de outro veículo), como placas, números de identificação. ‘Esse é pior ainda porque o comprador pode responder por receptação, que é um crime grave. Hoje existem empresas especializadas em vistorias cautelares em que se pode consultar toda a vida pregressa do veículo (inclui o histórico do carro como possíveis multas, se passou por algum acidente, se a quilometragem foi adulterada e se tem registro de furto e de roubo ou se foi clonado). Essa vistoria varia entre R$ 350,00 a R$ 700,00, dependendo do veículo, então mesmo não sendo algo tão barato, vale a pena, pois o prejuízo pode ser bem maior, além dos gastos com advogado e dos crimes que a pessoa pode responder’, lembrou o Perito. 

Ainda segundo o Perito Silvio Jaca, o melhor caminho é comprar em lojas que ofereçam garantias pelo produto, em classificados e de amigos ou pessoas conhecidas é importante cobrar o laudo cautelar.  Outro ponto importante, segundo o Perito, é a parte mecânica, que deve ser analisada por um mecânico de confiança do comprador.