Peritas Oficiais Criminais de vários estados são recebidas na Procuradoria Especial da Mulher do Senado e buscam apoio à aprovação da PEC que dá autonomia a Polícia Científica no País

25/11/2023 05/01/2024 12:53 602 visualizações

Da Ascom

A Procuradoria Especial da Mulher do Senado recebeu na última terça-feira, 21, a visita das Peritas Oficiais Criminais Ana Claudia Macedo, presidente da Associação de Peritos Oficiais do Pará (ASPOP), Carolina Tavares, vice-presidente da ASPOP, Camila Reis Guimarães, Baleeiro, presidente da Associação de Polícia Científica do Estado de Pernambuco (APOC-PE) e Rosane Memória Aguiar, presidente do Sindicato dos Peritos Oficiais de Natureza Criminal do Ceará (Sindiperitos-CE). As Peritas buscam apoio na Casa à aprovação da PEC que dá autonomia a Polícia Científica, incluindo a categoria entre os órgãos responsáveis pela segurança pública.

A ABC – Associação Brasileira de Criminalística está montando uma comissão que representará as mulheres na busca por apoio das senadoras da bancada feminina para aprovação da PEC 76/2019, que estabelece a autonomia da Polícia Científica. A vice-presidente do Sindicato dos Peritos Oficiais do Tocantins (Sindiperito) e diretora jurídica da ABC, Perita Dunya Wieczorek Spricigo, fará parte da Comissão. 

A PEC 76/2019 altera o Artigo 144 da Constituição, para incluir a Polícia científica entre os órgãos responsáveis pela segurança pública, pronta para votação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), a proposta já tem parecer favorável da relatora, a senadora Professora Dorinha Seabra (União Brasil-TO).