Perita Oficial do Tocantins, Georgiana Ramos, participa do V Congresso Nacional de Antropologia Forense em Belo Horizonte

06/09/2022 16/09/2022 17:42 576 visualizações

Da Ascom

A Perita Oficial do Tocantins, Georgiana Ramos, participa em Belo Horizonte (MG), do V Congresso Nacional de Antropologia Forense - V CONAF. O Congresso organizado pela Associação Brasileira de Antropologia Forense - ABRAF, teve início no último domingo, dia 4, e segue até esta terça-feira, 6, no Teatro Feluma, localizado na faculdade de ciências médicas na Capital Mineira.

‘O CONAF contou com expressiva participação de antropologistas forenses, professores universitários, peritos criminais, médicos-legistas, odontolegistas, profissionais do direito, profissionais da segurança pública, pesquisadores de instituições públicas e privadas, estudantes de pós-graduação e de graduação do Brasil e também de outros países, principalmente de Portugal’,  destaca a Perita tocantinense. 

No congresso segundo informou a Perita, dentre os vários temas abordados no evento,  foi ministrado palestras sobre os  eventos catastróficos de rompimentos de barragens de mineração na cidade de Brumadinho que exigiram da Antropologia Forense e de todas as ciências forenses uma resposta aos desafios desse desastre. Também foram abordados temas de grande relevância como a  cadeia de custódia aplicada a Antropologia Forense, estudos tafonômicos, genética forense, necropsia virtual, Antropologia dental, aplicação da proteômica à Antropologia Forense,  matrizes toxicológicos de interesse em Antropologia Forense, entre outros.                                                                                                                                         

Para Georgiana Ramos ‘a participação do perito nesses eventos científicos é muito importante porque possibilita observar a pesquisa de outros pesquisadores, assim como o uso de diversas metodologias e diferentes técnicas de análise de dados. Além disso permite o acesso a informações atualizadas na sua área profissional ou de estudo’, finalizou.