Da Ascom
Os Peritos Oficiais Criminais do Tocantins, André Ricardo Lourenço Monteiro e Jonathan Sales Azevedo, estiveram nessa quinta-feira, 18, na cidade de Palmeirante, palestrando em uma Escola da rede pública Estadual. O tema da palestra realizada a convite da gestão do município foi ‘A Conscientização dos Malefícios do Uso das Drogas’, com foco em ajudar crianças e adolescentes a ficar longe dos vícios.
De acordo com os Peritos, ‘o objetivo foi conscientizar as crianças e adolescente e até mesmo os adultos em relação aos malefícios que as drogas podem trazer na vida social, familiar e profissional. Nós recebemos o convite da primeira-dama porque no município tem um índice muito grande de crianças de idade entre 9 e 10 anos chegando embriagadas nas escolas, outras até mesmo drogadas’, explicam os Peritos ressaltando que ‘muitas crianças do município também tem pais usuários de drogas ou com problemas de alcoolismo’.
‘Muitos deles não têm exemplo em casa nesse sentido, então nós fomos convidados justamente para mostrar os malefícios que as drogas trazem para a vida e que eles têm o poder de escolha, mesmo não tendo o bom exemplo, eles podem olhar para a situação dessas pessoas (pais usuários) e decidir por escolhas melhores para sua vida, orientamos também no sentido de buscarem instituições, até mesmo igrejas para congregar no sentido de buscar um refúgio, pois lá vão encontrar pessoas para orientá-los e poderão receber ajuda nos momentos difíceis’, destaca os peritos.
Ainda segundo os Peritos, a meta da gestão de Palmeirante é levar a mesma palestra também as escolas do município, com a finalidade de fazer um trabalho preventivo com as crianças e adolescentes em relação ao assunto. ‘Nos colocamos a disposição para ajudar, esse é um trabalho de formiguinha, mas muito importante, para que essas crianças e jovens não caiam nessas armadilhas. Vale ressaltar que a Perícia também trabalha na questão preventiva, pois qualquer quantidade de entorpecentes apreendidos nas mãos de traficantes ou usuários vão para os Peritos que analisam e desvendam o tipo de substância, para posterior monitoramento dos tipos de drogas que estão sendo inseridas na comunidade, por isso o trabalho da Perícia é importante para dar esse feedback’, finaliza.