Peritos da Polícia Civil do Tocantins participam, no Estado de São Paulo, do curso Modelagem em 3 D para atividade forense

EM SÃO PAULO
23/03/2022 23/03/2022 11:09 625 visualizações

Da Ascom

Peritos  da Polícia Civil do Tocantins  participam do curso de Modelagem em 3 D para atividade forense.  O curso que ocorre por meio da parceria entre a Secretaria da Segurança Pública do Tocantins SSP-TO e as Universidade de São Paulo e Federal de Uberlândia (USP/UFU) iniciou nesta segunda-feira, 21, e segue até o dia 18 de abril, sendo ministrado pelos professores Dr Thiago Beaini e Dra Janaína Curi (UFU), coordenado pelo Prof. Dr Rodolfo Melani (USP).

O curso conta  com a participação de peritos Odontolegistas dos Estados TO, RO, MG e SP,  participantes do projeto "Desenvolvimento de metodologias  de reconhecimento e identificação de pessoas desaparecidas por meio de Imaginologia tridimensional" aprovado pelo Procad (Programa de cooperação acadêmica em Segurança Pública e Ciências Forenses)-CAPES e ainda peritos do Paraguai, Colômbia e Peru. “A maior importância desse projeto para nosso Estado está na capacitação dos peritos oficiais, com o objetivo principal de atender a sociedade por meio da ciência e uma perícia criminal de ponta”, destacou a Superintendente da Polícia Científica Aldenis Bezerra Cavalcante. 

Segundo a Perita Oficial Odontolegista Georgiana Ferreira Ramos que participa na equipe executora do projeto no Tocantins, existe um significativo contingente de pessoas desaparecidas e sob a custódia do IML ficam guardadas ossadas humanas ainda não identificadas. Esse projeto desenvolverá o conhecimento e a tecnologia da Perícia na área da Reconstrução Facial Forense aumentando assim as chances de identificação por meios objetivos de comparação.

Segundo o Prof Dr Thiago Beaini, essa etapa do curso visa apresentar ferramentas de análise 3D para a utilização no cotidiano pericial, tanto para o campo da reconstrução facial quanto para a traumatologia, antropologia física, identificação humana e análise de marcas de mordidas. Todos temas de suma importância para o serviço pericial de odontologia legal. "Se houver troca de experiências entre os pesquisadores e os peritos de vários estados e países da América Latina e for capaz de auxiliar a solução de casos periciais, teremos a realização de nossos objetivos", destacou.(Fonte: Ascom da SSP-TO).